Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Clipping 56 - Estragão

O tempero estragão

Nome Técnico:
Artemísia dracunculus L.
Sin.: Artemisia dracunculoides Pursh., entre outros

Nomes Populares :
Estragón, estragão

Família :
Angiospermae – Família Asteraceae

Origem:
Sudoeste da Ásia, Sibéria

Descrição:

Planta herbácea muito ramificada, com altura de 0,50 até 1,00 m, ramos cilíndricos, folhas finas verde-escuras, alternas, sésseis, carnosas e glabras.
Flores brancas em inflorescência tipo espiga, reunidas em panículas longas.
Os frutos são pequenos aquênios.

Uso Culinário:

O estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante, lembrando algumas pessoas, mesmo que brevemente, do cheiro e gosto do funcho (também conhecido como erva-doce, marantro, finóquio). As folhas do estragão, assim como as de outras ervas utilizadas na culinária podem ser usadas tanto verdes e frescas quanto secas, dependendo sobretudo do que exigem as específicas receitas.

A folha do estragão é utilizada na preparação de pickles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc; mas ela também dá o sabor distinto do molho béarnaise. Existem muitas receitas para o uso caseiro do estragão na preparação de vinagres, vinagretes, e outras infusões gastronômicas.

Fontes:

wikipidea - Acessado em 29/05/2010
Eng.Agr.Miriam Stumpf

Nenhum comentário:

Postar um comentário