LONGEVIDADE
Cogumelo Shitake blinda seu corpo contra várias doenças
O cogumelo Shiitake ( Lentinula edodes ) é considerado um alimento rico em proteína, com nove aminoácidos essenciais, compostos bioativos, como Lentinan, lentinacina e lentisina, um polissacarídeo b-glucano e ergosterol, alto teor de fibras, sais minerais, vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e ácido ascórbico) e 10% de gordura, sendo maior parte gordura insaturada (75% como ácido linoléico) e baixa quantidade de gordura saturada.
O shiitake é um dos cogumelos mais consumidos no mundo e é comercializado fresco ou desidratado. A palavra "shiitake" tem origem no japonês shii (uma árvore parecida com carvalho) e take (cogumelo). É um fungo aeróbio, decompositor de madeira, que degrada celulose e lignina para obter energia.
As pesquisas têm aumentado significantemente devido aos possíveis efeitos benéficos proporcionados pela espécie Lentinula edodes (Shiitake) que tem ação imunoprotetora, antifúngica e antioxidante na redução do colesterol, triglicerídeos, diminuição nos níveis de glicose no sangue, controle de pressão arterial e inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias e propriedades como afrodisíaco.
O shiitake é considerado como um ingrediente na gastronomia, pode ser acrescentado em sopas, molhos, saladas, e até em tapioca.
Fontes:
Dra. Noadia Lobão
CBAN Informativos - Acessado em 13/04/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário