Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Clipping 42 - A Paçoca

Doce ou salgada, com farinha de mandioca ou de milho, a paçoca é um dos alimentos mais consumidos em todo o Brasil

Os moradores dos grandes centros costumam ouvir falar em paçoca só durante as festas juninas. Preparada com amendoim, farinha de mandioca ou de milho, açúcar e sal, é uma guloseima muito consumida neste período, embora no interior do País seja um dos alimentos do dia a dia da população. É o caso do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo, onde a paçoca é usada o ano inteiro.

A origem da paçoca remonta ao período do Brasil-Colônia, mas há relatos de que o hábito de misturar a farinha de mandioca a outros ingredientes era comum entre os nativos das Américas, bem antes da chegada do colonizador europeu. “O costume de fazer paçoca com amendoim chegou ao Brasil através da colonização, mas a mistura da farinha de mandioca com outras sementes, raízes e temperos já era uma prática comum entre os índios”.

O fato é que a paçoca é um prato comum em diversas regiões do Brasil; a diferença está na maneira de prepará-lo. A paçoca salgada é preparada com carne de sol socada no pilão com farinha de mandioca. Típica do Vale do Paraíba, região bastante apegada às tradições católicas, ela recebe banana em vez de carne, durante a Quaresma, e ganha uma versão doce.

Fontes:

Savastano, Angela

Kalunga – Acessado em 31/03/2010


Receita da Paçoca

Ingredientes:

1 quilo de amendoim

½ quilo de açúcar

½ quilo de farinha de milho

½ quilo de farinha de mandioca

Uma pitada de sal

Modo de preparar:

Torre e descasque o amendoim. Em seguida, leve ao pilão e comece

a socar. Adicione os demais ingredientes, sempre socando, até obter uma mistura homogênea e úmida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário