Linguado
Uma vez, assistindo a um programa de televisão, onde Jacques Cousteau preparava trouxinhas de linguado recheadas com camarões, amarradas com barbantes, regadas ao vinho branco, cobertas com cebolas e assadas em fogo médio...Não deu outra, virei freguês...Daí pra frente sempre trabalhei com este peixe...
By Gerson Mendes
Linguado, peixe que vive geralmente em mares quentes e a pouca profundidade.
Nome que designa numerosos peixes achatados e ovais, muito procurados por causa do sabor de sua carne. O linguado tem o crânio torcido, de modo que os dois olhos, muito pequenos, se situam do mesmo lado do corpo, a pequena distância um do outro. Os linguados vivem nos mares quentes, próximo das praias. A boca é arqueada, enquanto o corpo tem forma oval e achatada.
Existem mais de 500 espécies de linguado, distribuídas pelos mares do mundo. São, na maioria, pequenos e vivem nas águas rasas ou pouco profundas. O linguado brasileiro que alcança maior tamanho chega a 1m de comprimento e pesa até 12 kg. Os linguados gigantes, encontrados nas águas frias dos oceanos Atlântico e Pacífico, podem atingir excepcionalmente 240 kg, embora a média tenha menos da metade desse peso.
Fontes:
Gerson Mendes
Enciclopédia Viva – acessado em 21/03/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário