Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Clipping 52 - Dia do Chef de Cozinha

13 de maio - Dia do Cozinheiro

O Dia do Cozinheiro-Chefe é comemorado anualmente em 13/5, sendo esta data instituída no calendário estadual através de lei de autoria do deputado Geraldo Vinholi (PDT), promulgada em 9 de janeiro de 2002, conforme cópia da publicação do D.O.E.; Poder Executivo, Seção I, São Paulo, 112 (6), quinta-feira, 10 de janeiro de 2002.

LEI Nº 11.037,

DE 9 DE JANEIRO DE 2002

(Projeto de lei nº 37/2001, do deputado Geraldo Vinholi - PDT)

Institui o “Dia do Cozinheiro-Chefe” O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Artigo 1º - Fica instituído o “Dia do Cozinheiro-

Chefe”, a ser comemorado, anualmente, no dia 13 de maio.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio dos Bandeirantes, 9 de janeiro de 2002

GERALDO ALCKMIN

João Caramez Secretário-Chefe da Casa Civil

Antonio Angarita Secretário do Governo e Gestão Estratégica

Publicada na Assessoria Técnico-Legislativa, aos 9 de janeiro de 2002.

Mercado Gastronômico Brasileiro

Nossa cozinha passa por um processo de democratização. Essa constatação é muito promissora, afinal, a gastronomia acompanha a evolução de cada sociedade. Quanto maior o nível cultural econômico e social de um povo, melhor sua gastronomia.

A melhoria e desenvolvimento dos serviços em gastronomia se tornaram indispensáveis. O cenário estava estagnado, restaurantes com cardápios monótonos. As receitas estrangeiras eram mal adaptadas, passavam longe das saborosas criações européias. Essa revolução não foi apenas na comida e na apresentação dos pratos, mas também mercadológica.

O consumidor brasileiro está mais exigente, com paladar mais apurado. Degustam iguarias que antes eram inacessíveis ou desconhecidas. Usufrui com prazer dessa multiplicidade de sabores e texturas oferecidas.

A pesquisa da culinária nacional é fundamental para a formação de um chef de cozinha brasileiro. A aplicabilidade do estudo dos sabores de nossa terra contribui para o crescimento e aprimoramento da gastronomia brasileira.

Esse é o papel do consumidor nessa história toda: fazer através da sua exigência, toda a engrenagem funcionar cada vez melhor. Assim, teremos como recompensa pratos mais elaborados e saborosos para deleite de todos os gourmands e gourmets do planeta!

Fonte:

Artigo - By Chef Cris Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário