O patê tem origem muito antiga. É difícil determinar a região exata onde começou, mas sabe-se que desde a antiguidade, os egípcios apreciavam a carne saborosa de patos migratórios que caçavam no inverno, às margens do rio Nilo. Também os gregos e romanos utilizavam o fígado de ganso para confeccionar pratos.
Patês, um sabor secreto
Muitas culturas culinárias se intitulam como criadoras desta pasta, mas foi em França, quando a região do sudoeste começou a produzir o foie gras (fígado) de ganso, que o patê ganhou fama.
Tradicionalmente, a palavra patê é utilizada para referir um preparado elegante e bem temperada que utiliza carnes transformadas em pastas e cozidas em banho-maria. Entre os patês mais apreciados estão o de fígado de ganso ou de galinha e, ainda, receitas utilizando vitela.
Atualmente, a palavra patê é utilizada também para outras pastas aromatizadas com azeitonas, salmão, tomates secos ou quaisquer outros ingredientes.
Os patês dão um toque elegante às entradas e pratos leves.
O Segredo
A suavidade e o aroma da pasta vêm do uso de ingredientes frescos e de qualidade, evitando a utilização de ingredientes congelados. Os patês a base de fígado devem ser fresquíssimos. Lave o fígado muito bem antes de manusear e retire as películas e veias. O segredo é sempre levar os patês para o frigorífico depois de preparados, pois isto estabiliza a textura tornando-o mais tenro.
Receita
Patê de espinafre
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de cebola picada
Sal a gosto
1 xícara (chá) de maionese
1 maço de espinafre limpo e lavado
1 colher (sopa) de molho inglês
pimenta-do-reino a gosto
1 lata de atum
1 dente de alho
Modo de Preparo:
Unte uma forma retrataria com manteiga e coloque o espinafre, a cebola e o alho. Tape-a e leve ao microondas por 8 minutos em potência média. Retire do forno, escorra a água e espere arrefecer. Esprema novamente e leve ao processador com o atum, o molho inglês e a maionese. Bata por alguns segundos, acrescente sal e pimenta e torne a bater até formar uma pasta cremosa. Retire do processador e leve ao frigorífico por alguns minutos. Sirva com torradas ou bolachas.
Fonte: A Semana – acessado em 07 de maio de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário