A Colher
Todo mundo sabe que as colheres são utilizadas para servir ou tomar alimentos líquidos, pastosos ou sólidos, como por exemplo, sopa e arroz.
Mas desde quando o homem a emprega? Foram encontradas colheres de madeira e osso em túmulos que datam do Paleolítico.
A Antiga Roma conhecia dois tipos de colheres. Uma grande chamada lígula; e uma menor denominada cochlea, de onde vem a palavra colher. Apesar de muitos alimentos serem apanhados com a mão, seu cabo delgado permitia pinçar pedaços de comida, servindo também como garfo. O costume de cada comensal dispor de seu próprio jogo de colheres começou a se difundir no século XVI.
Ao longo da história, existiram colheres feitas de conchas de moluscos, de casca de árvores, de osso e outros materiais, mas até o século XIX a maioria era de madeira. A era industrial introduziu os talhes de ferro e o aço recoberto de estanho, assim como a prata e o ouro para os mais abastados.
Nem todas as colheres são iguais. Os lares de hoje dispõem de colheres variadas, conchas para sopas, colherinhas para sobremesa, chá, café, etc. Criar uma colher original se transformou em um desafio muito atraente para os desenhistas industriais.
Discovery Brasil – acessado em 11/03/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário